Vibook - ICO Fork da PivX?

Inicialmente gostaria de dizer que como qualquer doutor devidamente titulado por uma universidade federal e com um pé no EUA, eu valorizo, apoio e bato palmas para a headline da Vibook, conhecimento é poder SIM! Tive a oportunidade de inclusive oferecer algumas correções e ajustes no White paper.

Agora a triste verdade: recebemos inúmeras solicitações para listar a Vibook, a taxa foi paga por um usuário com uma posição forte e iniciamos o processo. Já no gitbhub da Vibook vimos a primeira aberração técnica um script de instalação para diversos masternodes em uma única vps (sem problemas) que recomenda ao usuário o uso de portas aleatórias para a entrada das conexões dos demais masternodes.

Mesmo ignorando os diversos problemas que isto representa no mundo das cryptomoedas, práticas de desenvolvimento e convivência com demais programas (até porque a moeda não possui sistema operacional próprio), esta prática não possui nenhuma justificativa técnica e quase impede que o masternode receba conexões e isto, por si, acaba com o propósito do masternode.

Imaginemos que o usuário decide rodar 20 nodes em uma VPS (o que é possível e aceitável se tivermos 20 IPs), usando o script, apenas 1 node receberá conexão na porta correta (apenas 1 ip), os demais estarão minerando e somente sugando da rede Vibook já que não se encontram na porta padrão. 

O pior é o fato de que por ser um fork da PivX existe uma grande expectativa de um bloco minerado pelo node regular (na porta padrão da moeda) acabe sendo aceito pelos demais mas não pela rede (pois os 19 nodes não são acessíveis pelo restante da rede Vibook via porta padrão). Caso os nodes do usuário criem a própria cadeia de blocos, é esperado que os mesmos não recebam nenhuma recompensa na rede principal e amarguem prejuízos que só serão percebidos quando houver uma tentativa de mover as moedas

Em resumo, o script faz quatro coisas:

  • engana o usuário, pois o node criado usando o script não estará dentro dos parâmetros técnicos de um Fork da PivX;
  • prejudica a rede da Vibook como um todo por criar nodes que não colaboram com os demais (vampiros)
  • gera nodes que não cumprem com objetivo
  • faz com que o investidor trave seus investimentos em node que provavelmente não irão pagar as rewards na cadeia de blocos principal;

Como é de se esperar, a falta de respeito as normas de convivência com os demais programas, o block explorer da moeda não lista corretamente os nodes (inclusive não encontramos menção do block explorer na página da moeda).

As constatações acimas elencadas tem o objetivo de fomentar a mensuração dos riscos de investimento na moeda e permitir que erros sejam brevemente corrigidos. Não foi cobrado qualquer valor para que este estudo seja realizado uma vez que o mesmo foi feito objetivando melhor desempenho financeiro dos usuários da EZ Masternodes.


1 comment

  • Agradeço o alerta, em tempo hábil fizemos as modificações e realizamos um swap, adequando todo o ecossistema e se preparando para as atualizações vindouras. Agradeço mais uma vez.

    Gustavo Gonçalves

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published